Como as redes sociais influenciam nas vendas online com a ajuda de influenciadores digitais!
Nem só de engajamento vive o marketing de influência, saiba como aumentar suas vendas através de influenciadores digitais.
Observação, medo, caminhada, negação, mais alguns passos, maratona para sair na frente… Se pensarmos na transformação digital no país, esse foi o modelo que seguimos.
Observamos muito, tivemos medo do que o digital poderia causar, avançamos um pouco, entramos em estado de negação, afinal, o digital não poderia substituir o físico, mas ainda assim continuamos a andar, até que a pandemia chegou, o que nos condicionou a correr para continuar existindo e sair na frente da concorrência.
A pandemia e o distanciamento social em todo o mundo, obrigou comerciantes, varejistas e consumidores a se adaptarem ao digital de forma rápida e sem precedentes - o que antes era um hobby, se tornou a única opção possível: comprar, estudar, interagir e vender online.
Com isso, em 2020, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75%, continuou a crescer em 2021 e se tornou o famoso "novo normal".
Mas depois de todo esse crescimento ímpar, a desaceleração da migração para o digital e a volta do comércio físico, como continuar aumentando as vendas no mundo online? É isso que você descobre agora!
Dicas indispensáveis para vender online
Você como consumidor e como varejista, sabe que existem alguns itens e características indispensáveis para vendas online; mas você sabe quais são elas? Vamos recapitular!
1 - Público
Conhecer o público é premissa para toda estratégia digital e, se você quer ter um negócio online e manter-se competitivo no mercado, essa é uma fase imprescindível.
Afinal, quando falamos de vendas online é muito mais sobre o consumidor do que sobre a marca, você não vende o que gosta, mas sim o que o seu cliente procura/deseja.
Além da regra básica de oferta x procura, conhecer o público também guia a jornada de compra, o tom, a comunicação, etc.
2 - Estratégia
Vender online também precisa de estratégia! Aliás, a dica aqui é integrar suas estratégias on e off para complementá-las e identificar onde elas se encontram.
Outro ponto importante é considerar todos os pontos de contato e canais na sua estratégia, afinal, o e-commerce não trabalha sozinho, bem como as redes sociais, a loja física, etc - tudo está conectado.
3 - Usabilidade
Como é a navegação do seu site? Ele é intuitivo, rápido e esclarecedor?
Um dos índices que aumenta consideravelmente a taxa de rejeição do seu site é o tempo de carregamento da página, você tem dado a atenção necessária para esses fatores? Lembre-se que o seu e-commerce é uma grande vitrine do seu negócio e o usuário não pode demorar para vê-la, ficar confuso com o que você oferece ou simplesmente não saber onde encontrar o que procura.
Aliás, passada a aceleração da transformação digital, esse é um ponto que ficou em segundo plano por muitos varejistas, que tal sair na frente da concorrência?
MIS mas esses fatores não são o mínimo para vender online? A resposta é sim, mas passado o "buzz" do e-commerce e com a volta das lojas físicas, muitos comerciantes deixaram a desejar nas vendas online e colocaram o negócio online em segundo plano, ainda sem entender a força que o digital tem.
Apostas e tendências para o comércio online
Se você está interessado nesse conteúdo, com certeza sabe da importância do digital e do impacto que ele tem nas vendas, certo? Então nós temos dicas especiais para alavancar as vendas do seu e-commerce, vamos nessa?
IA
A inteligência artificial é uma grande aposta e tendência do mundo digital. Profissionais de marketing, marcas e consumidores buscam cada vez mais informações sobre a tecnologia e simulam como ela pode fazer parte da sua rotina.
Que tal ser o precursor da tendência em seu nicho? Aposte na IA para gerar textos, imagens, aperfeiçoar o relacionamento com os seus consumidores e automatizar e integrar processos.
Comando por voz
A busca por voz já é tratada como uma aposta há algum tempo e com a ascensão da IA deve vir ainda mais forte nos próximos anos. Como você pode facilitar a experiência do seu usuário através dos comandos por voz? Quais as outras possibilidades dentro do seu modelo de negócio? Experimente, acompanhe, inove!
UX
O consumidor está no centro da estratégia, é o foco dos objetivos e também pode estar no centro da comunicação e do design. Os conceitos de UX Writer e UX Design já são conhecidos no mundo do marketing, apesar de ainda não serem amplamente utilizados.
Essa é uma chance para o seu negócio se sobressair?
Nem precisamos falar o quanto ser centrado no cliente é mais do que uma tendência, né? É uma verdadeira realidade que tem deixado de ser diferencial e se tornado mandatório; a sua empresa está acompanhando essas atualizações?
Marketing de influência
Se o tema é mundo digital, tendências e aumento das vendas, nós precisamos falar de marketing de influência. Aliás, antes de começar a tratar sobre o assunto, é necessário esclarecer um mito que se espalha por aí: marketing de influência não é só sobre engajamento.
A estratégia de marketing de influência pode abranger alcance, reconhecimento de marca, engajamento, relacionamento, influência - de fato -, memória de marca e por que não as vendas?
As redes sociais já se tornaram mais que um hobby para os brasileiros, aliás somos o terceiro país no mundo que mais consome as mídias - com isso, é preciso usá-las com seriedade e objetivo, afinal, como sabemos, o mundo mudou e o comportamento do consumidor também.
O cliente está conectado, ele interage com as redes sociais, faz recomendações, faz parte de comunidades online, segue influenciadores e, principalmente, compra por influência dos criadores digitais!
Segundo um estudo divulgado no Valor Investe, o Brasil é o primeiro país no ranking mundial onde os influenciadores são mais relevantes para a compra, fazendo com que 43% da população já tenha realizado uma compra por influência, sabia?
Outros dados ainda apontam que os consumidores se dizem "muito influenciados" por criadores na hora de realizar uma compra e que mais de 50% dos brasileiros com acesso à internet, seguem algum influenciador digital.
Depois de tudo isso, não tem como negar: os influenciadores digitais também contribuem com o aumento das vendas. Agora, a grande pergunta é: como os influenciadores digitais podem alavancar as suas vendas?
Aqui vai mais uma dica: integre os itens essenciais que falamos aqui às grandes tendências! Avalie as possibilidades para o seu modelo de negócio, observe a concorrência, estude, teste, conheça seu público e, claro, acompanhe os resultados para promover melhorias contínuas.
Precisando de uma ajudinha para mergulhar no mundo do marketing de influência? Nós fizemos um conteúdo super completo sobre como atingir o público ideal com a ajuda dos influenciadores digitais, é só clicar aqui e ler tudinho!
E, se quiser mais informações sobre marketing de influência, perfis e como trabalhar com os criadores digitais, é só vir com a gente que te ajudamos a construir essa estratégia que promete elevar o patamar do seu negócio no mundo digital. A gente espera por você!