Marketing de influência: como atingir o público certo
O mundo está conectado! Com a aceleração da transformação digital impulsionada pela pandemia do novo coronavírus e a mudança no hábito de consumo, usuários e marcas estão cada vez mais onlines; não à toa, o Brasil é o terceiro país com maior consumo de redes sociais no mundo.
E, com toda essa ascensão do digital, novas profissões também surgiram, como marketing de influência, por exemplo - que tem dado o que falar e revolucionado o saudoso marketing boca a boca e até as decisões de compra.
Quer entender melhor como a estratégia funciona? Confira nossa programação de hoje e vem com a gente.
1 - O que é marketing de influência;
2 - Qual a importância do marketing de influência;
3 - Conheça os benefícios da estratégia;
4 - Como trabalhar com influenciadores;
5 - Bônus: dados que você precisa conhecer.
O que é marketing de influência?
Apesar de existir há muitos anos, o marketing de influência ganhou verdadeira relevância com o crescimento da presença online de marcas e consumidores.
A estratégia é baseada em unir fortes presenças online, os chamados influenciadores, a marcas que querem alavancar seu reconhecimento de marca, engajamento e até conversão.
Hoje, o marketing de influência é uma tendência entre as marcas e rende resultados expressivos não só para as companhias, mas também para os creators - que já se tornaram profissionais e vivem da "profissão influenciador".
Mas como funciona? Basicamente, uma marca contrata um influenciador que tenha relevância em seu nicho e paga para esse divulgar os produtos/serviços em suas redes sociais, chegando assim a mais pessoas de maneira mais natural e fluída.
Também é possível realizar esse contato através de permuta com influenciadores menores, ou seja, a marca envia os seus produtos como "mimos" e o criador divulga como "presentes" recebidos.
Entretanto, vale observar que, nesse caso, não há garantia que o conteúdo seja postado, afinal, a marca enviou os produtos como presentes e sugeriu a divulgação - não há contrato ou cláusulas que obriguem o influenciador a realizar qualquer publicação para a marca.
Por isso, ressaltamos a importância de realizar todo o contato com influenciadores e a estratégia de marketing de influência com especialistas que guiem todo esse processo.
Qual a importância do marketing de influência?
Se você ainda não trabalhou com a estratégia, deve estar se perguntando: mas isso não é como as/os garotas (os) propagandas que utilizávamos no marketing offline nos anos 2000? A resposta é não! Esse tipo de estratégia era mais "engessada": colocava a celebridade ali, em um comercial roteirizado de 30 segundos falando como o produto era bom e depois não existia nenhuma relação entre marca x artista.
O marketing de influência é mais natural e versátil, na estratégia o criador é mais livre para mostrar o produto/serviço, consegue incluí-lo em sua rotina, criar contextos para o uso e até responder questionamentos e dúvidas em tempo real; além de poder mostrá-lo outras vezes, reforçando que ele usa e acredita na marca.
Para se ter uma ideia da grandiosidade da estratégia, mais de 40% dos brasileiros já realizaram compras sob o estímulo dos influenciadores digitais. Você é um deles?
Quando falamos em versatilidade, o marketing de influência também sai na frente. Além da conversão, podemos explorar outros objetivos como awareness e engajamento - aliás, você sabia que vídeos com influenciadores geram até 7033% mais vendas e, pelo menos, 10% de aumento nas visualizações?
Pois é, a estratégia que gerou novas profissões, colocou em ascensão perfis antes desconhecidos, inclusive de grupos sub-representados, tem se tornado "queridinha" das marcas, gerado resultados impressionantes e promete ainda mais!
Quais os benefícios do marketing de influência?
Até agora, falamos em conversão, awareness, engajamento, mas entendemos que essas métricas podem ser muito gerais para a realidade do seu negócio.
Por isso, separamos alguns benefícios que o marketing de influência pode gerar para a sua empresa, confira:
- Proximidade com o público: vendo o seu produto sendo tratado por um influenciador digital, o público sente que a sua marca é mais acessível, próxima e que está empenhada em estabelecer uma relação com ele; você sabia que 70% dos adolescentes confiam mais em influenciadores do que em celebridades? Por que não investir nessa confiança?
- Alcance: trabalhando com influenciadores, você sai da sua bolha. Não é a marca falando sobre seus produtos, é alguém relevante e com um público amplo recomendando e mostrando a aplicabilidade do produto/serviço no dia a dia. Aqui, você atinge um novo público que não necessariamente já conhece sua marca.
- Conversão: já citamos alguns dados aqui, mas vale ressaltar que o ROI também cresce com a estratégia. Segundo estudos, os negócios lucram USD 5,20 a cada USD 1,00 investidos na estratégia.
- Confiança: atualmente os influenciadores optam por trabalhar com marcas que gostam e acreditam e fazem questão de divulgar isso. Ou seja, se um influenciador aceita trabalhar com a sua marca, ele contará aos seus seguidores que realmente usa, acredita e indica os seus produtos. E se alguém que o consumidor acredita está recomendando a sua marca, ele terá mais confiança e segurança para comprá-la, concorda?
- Qualificação: para além de atingir um público amplo com os influenciadores, você atrairá um público mais qualificado para o seu negócio. Considerando que trabalhará com um creator aderente ao seu nicho e que conhece o público, a chance de gerar centenas de leads qualificados é muito maior do que em um comercial veiculado sem nenhuma segmentação, por exemplo.
Quais desses benefícios são mais relevantes para a realidade atual do seu negócio? Compartilhe com a gente nos comentários.
Ah, vale ressaltar que essas são apenas algumas das vantagens vistas por empresas que já trabalharam com a estratégia. É possível notar muitos outros benefícios se o seu planejamento estiver bem estruturado, funcional e, principalmente, focado no consumidor!
Como trabalhar com influenciadores?
Até agora, nós já conversamos sobre a profissão, a relevância da estratégia e como ela pode gerar diversos benefícios para o seu negócio; mas afinal, como começar uma estratégia de marketing de influência? Claro que o MIS vai te ajudar, confira as principais dicas:
Conheça seu público
Entender profundamente quem é o seu público é fundamental para estratégias de marketing digital e com marketing de influência não é diferente.
Saber com quem você está falando dá um panorama de canais, linguagem, preferências, dores, desejos e necessidades.
Além disso, conhecer o seu público possibilita compreender a percepção da sua base sobre os influenciadores em si: é algo que eles acham relevante? São ou já foram influenciados por criadores digitais? A estratégia é atrativa para a base que você quer atingir?
Levando essas informações em consideração, é imprescindível saber quem é o seu público e quais suas preferências de consumo e comunicação, antes de dar o start no contato com influenciadores.
Estabeleça os canais
Sim, as fases são complementares, afinal, conhecendo o seu público, você saberá também quais são os seus canais de preferência.
As possibilidades são muitas: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Twitter, dentre tantas opções, quais as redes mais efetivas para os seus consumidores?
Lembre-se que a publicação pelo influenciador é a "ponta do iceberg" de uma estratégia
minuciosamente estruturada e focada no consumidor.
Defina objetivos
Qual o intuito para essa campanha de marketing de influência? Você quer aumentar o reconhecimento de marca, melhorar o engajamento, estabelecer um relacionamento com a sua base, aumentar a presença digital, crescer os leads? Novamente, existem muitas possibilidades, mas é preciso relacionar os objetivos da estratégia às suas metas como marca.
Lembre-se: quem tem muitos objetivos, não tem nenhum - por isso, integre as ações de marketing de influência ao seu planejamento geral de marketing digital para entender quais os objetivos mais relevantes para esse tipo de campanha.
Estude os influenciadores
Qual o tipo de creator mais efetivo para a sua audiência? É possível trabalhar com nano, micro e macro influenciadores, por isso, os passos anteriores são tão importantes - entendendo-os, você saberá por onde começar o contato com a estratégia.
Além disso, existem outras variáveis: por exemplo, se você já fez trabalhos com influenciadores nichados, talvez seja interessante abordar influenciadores que tratam de temas mais gerais. Entretanto, se é a sua primeira experiência, vale apostar em criadores que se relacionem de forma mais específica com o seu negócio.
Conte com a ajuda de especialistas
Nós entendemos que toda essa preparação para trabalhar com marketing de influência pode ser difícil e cansativa, por isso, recomendamos a ajuda de especialistas.
Aqui no MIS, por exemplo, nós selecionamos os perfis mais aderentes à sua busca, contratamos de acordo com a sua preferência e gerenciamos toda a sua campanha em 360º desde o início até o envio de relatórios de resultados.
Quer saber como administramos esse processo? Clique aqui!
Bônus: dados que você precisa conhecer
Nós entendemos que pode ser difícil acompanhar toda a revolução que o marketing de influência gerou e ainda vai gerar no mundo. Por isso, nada melhor do que dados para te mostrar a efetividade da estratégia. Confira alguns resultados expressivos:
- Empresas pretendem investir 64% mais recursos em mkt de influência em 2023;
- O mercado global de influência foi estimado em US$ 13,8 bilhões em 2021, um crescimento de 40%.
- Mais de 50% dos brasileiros com acesso à internet seguem algum influenciador digital.
- Dentre os entrevistados pelo Ibope, 74% dizem seguir influenciadores porque entendem que os conteúdos são relevantes e 53% porque compartilham dos mesmos pensamentos que o creator.
- 15% dos entrevistados pela Opinon Box se dizem "muito influenciados" por influenciadores na hora de comprar produtos e serviços.
Consegue perceber o poder do marketing de influência?
Queremos ver esses benefícios alavancando os resultados da sua empresa! Vamos juntos nessa?